O Grande Desafio das Pequenas Coisas

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Sobre pais e filhos, desafios da criação, o futuro da educação, a criatividade no centro do processo, constância que aperfeiçoa e uma rápida visão sobre o autodidata na era da industria 4.0.  Boa leitura!

 

Interessante!!!

Hoje me dei conta do quanto posso ter sido “vacilão” com o meu primo!

A história é a seguinte…

Esse cara é TOP! Artista como poucos que conheci! Músico de mão cheia, desenhista, fotógrafo, radialista, vídeo maker, webdesigner e um grande pai sobre tudo, que isso em…

Tenho certeza que estou esquecendo de outras competências, mas vamos lá…

 

 

O Lucas é um grande cara com quem construi muitas e muitas memórias que modelaram minha veia artística, se já fui reconhecido por minhas criações, certamente em parte, devo ao Lucão e sua paciência.

Primo mais novo pode não ser fácil de vez em quando!

Me ensinou MUITO!

Um artista daqueles que você não vê todo dia por aí…

…e como eu disse, domina um arsenal de habilidades raras de se encontrar em um único profissional. Esse cara é o Lucas Tannuri.

Nabuco, afinal, por que você pode ter sido um “vacilão”?

Você não vai acreditar, mas recebi a obra dele com uma dedicatória emocionante a cerca de 2 ou 3 meses…

..mas quero falar do conteúdo que é digno do mais alto teor de originalidade em uma proposta diferenciada para ensinar e se relacionar com crianças… Com certeza é um material rico onde foi dedicado muito tempo, capricho e amor.

Pessoal, atenção, devo enfatizar!!!

Não é porque é meu primo, muito menos porque recebi uma dedicatória…

Continue lendo que você vai entender onde vou chegar. O papo pode até ser divertido mas é sério pra caramba.

Seguinte,

Eu acabei de casar, minha filha nasceu a menos de 1 ano, tenho alguns negócios rodando e me sinto impelido a me reinventar em meus hábitos e naturalmente em meus resultados, até aí nada de mais, cenário comum e é uma delícia viver essa jornada, não vou dar essa desculpa, mas que tem a ver tem!

…nessa, eu vacilei, simplesmente eu não liguei para agradecer ou qualquer coisa do tipo 😯 .

Mas veja que engraçado como as coisas vão acontecendo…

Eu já havia pensando em fazer esse post diversas vezes, aí o cara me manda uma mensagem de WhatsApp hoje, perguntando se eu recebi..

Aí XABLAU,

…exatamente hoje eu estava fazendo um “benchmark” e encontrei um vídeo incrível, muito bom mesmo!

Um vídeo que vamos utilizar como referência em nosso próximo lançamento.

Minha ideia era colocar esse vídeo aqui só após o lançamento. Mas não aguentei… Ele é muito bem feito e contém uma mensagem muito poderosa.

Basicamente retrata a vida de todos nós…

Calma! Quando chegar ao final do vídeo você vai entender do que eu estou falando. Se não for assistir ao vídeo, pare por aqui. Não adianta continuar lendo.

 

A mensagem é realmente emocionante e poderosa e o fato é simples.

Da uma olhada num pedacinho da obra do Lucas e me diga se faz sentido a análise que vou fazer sobre a sensibilidade dessa artista.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”50px”][vc_row_inner][vc_column_inner][vc_single_image image=”6637″ img_size=”full”][vc_column_text]

Nossa Pequena Grande Protagonista esta na capa!
Marina Tannuri. A anjinha que cria, inspira e alegra tantos corações através do seu Paizão!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][vc_single_image image=”6642″ img_size=”full”][vc_column_text]

Dedicatória
Que presente! Que alegria emocionante! Obrigado por resgatar muitas memórias em mim. 
Fiquei sem palavras, mas estou tentando reverter esse quadro, você percebeu né?! : )

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][vc_single_image image=”6638″ img_size=”full”][vc_column_text]

Alfinetes Reais viram Balões da imaginação.
A Marina e o Lucão criaram balões que sobem ao céu! 
Voam para além da imaginação, para lugares e sonhos mais altos!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][vc_single_image image=”6639″ img_size=”full”][vc_column_text]

A letra "A" (de ponta cabeça) e a cabeça da Girafa!
Com um brinquedo de alfabeto, a letra A, vira a cabeça da girafa que a Marina viu lá do alto...

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][vc_single_image image=”6679″ img_size=”full”][vc_column_text]

Esse livro de colorir é cheio de surpresas!
Que ótima sacada essa dobradura. Para o céu e avante Marina!
A narrativa surpreende a criança ao desdobrar a página para cima. 
O Lucão conecta a mensagem na dimensão da própria página (a superfície do papel se transforma em céu),
enriquecendo a composição. 

Criatividade é simples, mas não é fácil! 
"Conexões simples podem ensinar muito em seus desdobramentos. Curtiu o trocadilho!?"
 :-D 

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][vc_single_image image=”6641″ img_size=”full”][vc_column_text]

Mas as vezes, um alfinete também fura!
O mesmo alfinete que virou um cesto de balão, pode furá-lo!
Cair e se machucar, altos e baixos (do vídeo), fazem parte da vida.  
Ensinar a se levantar sempre, fortalece e prepara a criança... 
Registrar na cabeça da criança que na próxima página sempre haverá um novo sonho, 
é algo mágico e muito poderoso para a educação.
Nossas habilidades em educar nossas crianças a superar frustrações e a se levantarem,
é a chave para combater os alarmantes índices de depressão da fase adulta...
Não faz sentido exigir apenas vitórias, mas infelizmente, muitos pais pensam assim!

[/vc_column_text][vc_empty_space height=”50px”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/2″][tek_sectiontitle st_title=”PDF das imagens, clique no botão” st_title_tag=”” st_subtitle=”Clique no botão!” st_subtitle_decoration=”” st_separator_enable=”separator_off” st_text_align=”text-center” st_width=”st_fullwidth”][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/2″][vc_empty_space][tek_button button_text=”PDF DAS IMAGENS” button_position=”button-center”][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

O cara é um gênio ou não é?

Como no sobe e desce do monitor médico ou da montanha russa no vídeo, o Lucas representou isso com balões e cestos de alfinete. É simples, mas não é fácil! Por isso reforço o grande atributo artístico que já mencionei, originalidade, isso é pra poucos produtores meu amigo.

Ele conseguiu traduzir a mensagem do vídeo em ilustrações simples e valiosas que utilizam objetos reais para desenrolar lições divertidas que envolvem as crianças e ainda por cima  reforçam o laço pai e filha no meio da brincadeira de colorir. Uau!

Claro que tudo ainda é lúdico e divertido, uma grande brincadeira, mas você tem dúvida que o repertório de uma criança para situações difíceis esta sendo semeado aqui?

Afinal ninguém pode descordar que pais que preparam seus filhos para os altos e baixos da vida serão mais realizados e felizes, assim como seus próprios filhos.

É incrível ao meu ver.  Explico o porquê agora:

Estamos claramente vivendo um processo transformador social, cultural e principalmente econômico. Transformações altamente impactantes nos mais diversos setores.

Isso deve nos obrigar a olhar de forma mais atenta para a educação dos nossos pequenos e pequenas. Na verdade, me assusta bastante a lentidão e descompasso do sistema educacional em linhas gerais.

Há muito tempo sabemos que existem múltiplos tipos de inteligência e métodos de desenvolvimento de cada uma delas, mas ainda assim, isso tudo continua flutuando nos programas pedagógico da grande maioria das instituições educacionais.

Automações de todos os tipos através de inteligência artificial e robótica, são apenas alguns dos fundamentos dessa revolução, a chamada industria 4.0.

É fácil imaginar que a criatividade e a originalidade de seres humanos serão uns dos últimos obstáculos para esses propulsores tecnológicos autônomos.

Mas não se engane, a meta sempre foi imitar e/ou controlar a natureza (temos muita coisa rolando neste campo), mas isso fica pra outra conversa…

No fim, tem a ver em reconhecer a verdadeira necessidade de buscar e encontrar continuamente novas linguagens e competências inspiradoras e principalmente artísticas para educar através das mais diversas experiências e sentidos.

Galera, ATENÇÃO!!!

A “indústria” da educação é uma grande oportunidade!

É feio associar “indústria” e “educação”, afinal, se trata de um direito básico, assim como saúde e segurança… Mas também sabemos que tudo começa em casa, no centro da família.

Independente disso,  é bastante animador ver empresas facilitando as coisas neste campo, o abismo da desigualdade educacional é muito grande e a internet e diversos “hubs” de conteúdo e info-produtores chegaram para literalmente salvar muita gente!

A educação do agora, já está se transformando na educação do futuro, e será orgânica, livre e criativa de maneiras que ainda nem imaginamos. Alias, I.A. e automações de análise de conteúdo e resultados poderão criar formatações personalizadas de conteúdo programático que farão uma enorme contribuição neste sentido, empurrando cada pessoa pelo seu próprio caminho em relação ao aprendizado. Isso é muito louco, mas muito, muito, interessante!

Não estou desmerecendo os excelentes centros educacionais, longe disso, alias, sei que nada do que estou dizendo é novidade para eles.

Todos sabemos que acesso a internet pode significar para muitos, educação de extrema qualidade em praticamente qualquer atividade humana.

Essa “indústria” esta gradativamente empregando melhores formatação e processos de distribuição, viabilizando a autocapacitação de qualquer interessado com disposição e constância (palavra chave, aqui) seja gratuitamente ou não. Isso é sim, um grande negócio e assunto para um outro post…

Constância é saber virar a página em direção ao próximo sonho sem choramingar, são os altos e baixos da vida, significa esta vivo… Além da constância, a segunda palavra chave que complementa o conceito aqui é “autodidata“.

O autodidata terá seu significado e importância extremamente amplificados.

Será a principal competência a ser desenvolvida com muita ênfase por qualquer educador, para qualquer tipo de inteligência (aptidão, vocação, talento, tanto faz, essas palavras também terão seu significado amplificado no processo de liberação dos padrões tradicionais de educação formal), e não se trata de cobrar dever de casa, do aluno. Se trata de didatizar e se aprofundar nesse conceito instalando isso na base do aprendizado…

Profissionais como o Lucas, são os pioneiros de uma base educacional fundamentada em arte, tecnologia e compartilhamento de experiências…

Curtiu? Conheça o  Lucas Tannuri

Link da Obra: O Grande Desafio da Pequenas Coisas, clique aqui para conferir!

O insta dele é coisa de doido, altos desenhos!

Siga ele no Instagram: Lucas A. R. T


Para concluir, vou deixar uma dica muito bacana aqui:

Quem está pensando em ter um bebê, ou tem um bebê.

Na minha humilde opinião DEVE assistir: “O Começo da Vida”

A dica é: Apesar de ser um material rico para pais de crianças de até 3 anos, possui fundamentos pedagógicos que serão valiosos por muitos e muitos anos e podem te auxiliar em muitas situações.

Dá uma conferida quando puder: 

Clique aqui: O Começo da Vida

 

 

P.s.: Claro que fiz questão de colocar uns comentários nas imagens da obra neste post!

É um orgulho e uma grande honra para mim primo!

Agora sim… Expresso minha enorme  felicidade em ser inspirado por sua arte para este post.

Afinal, há sempre um Grande Desafio nas Pequenas Coisas e esse é o primeiro post oficial do meu ainda pequeno blog. Obrigado! Detalhe, acabei de reparar que a dedicatória esta datada desde 2017, meu mestre, por isso é massa! Essa histórica ta só começando! haha

 

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Related Posts
Leave a Reply

Your email address will not be published.Required fields are marked *